O QUE É QUIMIOTERAPIA?

É um dos tratamentos mais utilizados para o combate ao câncer. A quimioterapia é um método terapêutico que consiste na administração de medicamentos que atuam sobre as células cancerosas, visando a sua destruição, impedindo o crescimento e aliviando os sintomas causados pelo desenvolvimento do tumor. Existem inúmeros tipos de medicamentos quimioterápicos, que podem ser administrados de inúmeras formas, a depender do tipo de câncer e estágio da doença.

FORMAS DE APLICAÇÃO:

O tratamento é administrado por enfermeiros especializados e auxiliares de enfermagem, podendo ser feito das seguintes maneiras:

- Via oral (pela boca): o paciente ingere pela boca o medicamento na forma de comprimidos, cápsulas e líquidos. Pode ser feito em casa.

- Intravenosa (pela veia): a medicação é aplicada diretamente na veia ou por meio de cateter (um tubo fino colocado na veia), na forma de injeções ou dentro do soro.

- Intramuscular (pelo músculo): a medicação é aplicada por meio de injeções no músculo.

- Subcutânea (pela pele): a medicação é aplicada por injeções, por baixo da pele.

- Intracraneal (pela espinha dorsal): menos frequente, podendo ser aplicada no líquor (líquido da espinha), pelo próprio médico ou no centro cirúrgico.

- Tópico (sobre a pele ou mucosa): o medicamento (líquido ou pomada) é aplicado na região afetada.

INTENÇÃO DO TRATAMENTO:

Curativa - quando é usada com o objetivo de se conseguir a eliminação por completo do tumor, como nos casos de doença de Hodgkin, leucemias agudas, carcinomas de testículo e outros tumores.

Adjuvante - quando indicada após um tratamento cirúrgico curativo, na intenção de tratamento eliminar possíveis focos residuais de doença. Exemplo, quimioterapia em câncer de mama após cirurgia.

Neoadjuvante ou prévia - quando indicada para se obter a redução parcial do tumor, visando a permitir uma complementação terapêutica com a cirurgia e/ou radioterapia. Exemplo: quimioterapia pré-operatória de câncer de estômago.

Paliativa - quando não tem finalidade curativa e sim de melhorar a qualidade de vida do e aumentar o tempo de vida do paciente. Exemplo câncer de pulmão avançado

Dr. Fernando C. Senra

Dra. Camila de O. Cola Senra